Matemática portuguesa contribui para aumentar a percentagem de energias renováveis através da partilha de dados é anunciada finalista nos Prémios Europeus de Energia Sustentável

Carla Silva Gonçalves, 30 anos do Porto, é pioneira em tecnologia para melhor prever a produção de energia renovável e maximizar a utilização de fontes de energia renováveis

[More about the EUSEW Awards]

«Os métodos matemáticos muito sofisticados são essenciais para criar os sistemas energéticos do futuro», afirma Carla Silva Gonçalves. «Apesar dos muitos benefícios das fontes de energias renováveis, como o vento e a energia solar, existem desafios a ultrapassar devido à sua dependência das condições meteorológicas. As previsões são importantes para equilibrar a produção e o consumo considerando elevados níveis de integração das energias renováveis'.

Em breve, cada vez mais operadores de sistemas energéticos serão capazes de maximizar de forma fiável a partilha de energias renováveis na rede, não só a partir da sua própria modelação e previsões, como também através de um mercado de dados que reúna informações uns dos outros. Esta «previsão colaborativa» é o resultado da investigação de doutoramento de Carla em Matemática Aplicada e da sua investigação de pós-doutoramento no INESC TEC no Porto.

«Colaborei com várias empresas e institutos no desenvolvimento de modelos de previsão que são, ou serão, integrados em ferramentas digitais para ajudar os decisores a aumentar a partilha de fontes de energias renováveis e reduzir o desperdício dessas energias», explica Carla.
«O que Carla desenvolveu é tão original que, para além de ter publicado os resultados em revistas académicas, apresentou um pedido de uma patente europeia», elogia o seu antigo supervisor de doutoramento Ricardo Bessa. «A Carla está a explorar dois novos conceitos. Um é a previsão colaborativa considerando a privacidade dos dados e o outro é a criação de um mecanismo de mercado que permite às empresas comprar e vender (monetizar) dados».

Carla inspira-se na matemática para fazer promover a transição energética. Quando ainda era muito jovem, e para além da sua patente pendente, Carla publicou 5 artigos científicos e seis artigos em conferências internacionais. Apesar da sua profissão ser professora universitária, colabora frequentemente com a indústria e valida as suas propostas em casos de utilização real. Atualmente, Carla está centrada no projeto Smart4RES, financiado ao abrigo do programa Horizon 2020 da UE, onde está a promover a privacidade dos dados e os mercados de dados para melhorar a cooperação para previsões de geração de energia renovável e na previsão de eventos de geração extrema. Em 2021, o protótipo para este mercado de dados foi um dos cinco finalistas no EIT Jumpstarter 2021.

«Espero continuar a utilizar a matemática para melhorar a previsibilidade das energias renováveis e contribuir para os objectivos climáticos e energéticos europeus», acrescenta Carla.

Ao aumentar a utilização de energias renováveis na Europa através da partilha de dados, Carla está a contribuir tanto para a diretiva em matéria de energias renováveis da UE como para a digitalização do sistema energético europeu. Através do seu trabalho, está a cumprir o Acordo Verde Europeu, e de forma mais premente, a apoiar o Plano REPowerEU para acelerar a transição para energias limpas e aumentar a independência energética da Europa.

A próxima geração marcará o começo das energias limpas na Europa

Carla Silva Gonçalves é uma das três finalistas selecionadas para os Prémios Europeus de Energia Sustentável 2022, na categoria Young Energy Trailblazer. O prémio reconhece pessoas com menos de 35 anos que realizam atividades excecionais que promovem a transição para energias limpas na Europa e inspiram ações ambiciosas em matéria de clima e energia. Os outros finalistas na categoria Young Energy Trailblazer são Marie Jeanmougin e Timea Farkas.

Marie Jeanmougin é uma engenheira de 30 anos que está a criar um plano para a renovação de edifícios de alto impacto energético em França. Timea Farkas é uma engenheira de investigação de 25 anos e candidata a um doutoramento da Roménia, cujo envolvimento em três projetos financiados pela UE tem como objetivo melhorar a eficiência energética entre PME.

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável homenageiam os agentes de mudança que tomam medidas arrojadas relativamente aos objetivos energéticos e climáticos

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável reconhecem indivíduos e projetos notáveis pela sua inovação e esforços em eficiência energética e energias renováveis. Os prémios são atribuídos em quatro categorias: Inovação, Ação de Energia Local, Mulher na Energia e Young Energy Trailblazer (para pessoas com menos de 35 anos de idade). Os finalistas são escolhidos por um júri de alto nível a partir de uma lista restrita de projetos e ações mais bem sucedidos do ano em matéria de energia limpa, segura e eficiente. Os vencedores serão decididos por uma votação pública online que está aberta até 18 de setembro

EUSEW 2022

Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) realiza-se de 26 a 30 de setembro de 2022 sob o tema «Tornar-se ecológico e digital para a transição energética da Europa». A EUSEW reunirá milhares de interessados em energia sustentável, tanto em Bruxelas como online, para discutir as ambições de independência energética da Europa e os objetivos climáticos através das medidas de poupança de energia do REPowerEU Plano, diversificação do fornecimento de energia e uma implementação acelerada das energias renováveis. ​