Inovadora portuguesa vence o Prémio Europeu de Energia Sustentável pelo desenvolvimento de políticas, projetos e tecnologias de transição energética nos Açores

Andreia Carreiro, cofundadora do Women in Energy Portugal, foi reconhecida pela Comissão Europeia por contribuir para a transformação dos sistemas energéticos locais no combate às alterações climáticas

[Conheça os outros vencedores dos Prémios Europeus de Energia Sustentável de 2022]

Hoje, em Bruxelas, Andreia Carreiro foi galardoada com o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2022 da categoria Mulher na Energia. O prémio reconhece as mulheres que estão à frente de atividades excecionais que, se reproduzidas, ajudam a promover a transição para energias limpas na Europa. É dada especial atenção aos esforços na condução da agenda da integração da perspetiva de género e no apoio à igualdade, bem como à igualdade de oportunidades no sector energético. A Comissária Europeia da Energia, Kadri Simson, encontrou-se com os quatro premiados para os felicitar na cerimónia de entrega dos prémios, no primeiro dia da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), o maior evento anual dedicado às energias renováveis e à eficiência energética na Europa. ​

«Tive a oportunidade de colocar a energia na agenda pública. Elaborámos a primeira legislação que introduziu a mobilidade elétrica, por exemplo. Agora, é possível ver estações de carregamento de veículos elétricos (VE) nas ilhas ou aproveitar os incentivos governamentais para comprar um VE», afirma Andreia Melo Carreiro, pioneira na adoção de tecnologia e políticas públicas nos Açores.

Enquanto ex-Director Regional da Energia dos Açores, Andreia foi responsável pelo desenvolvimento da estratégia da política energética para a autonomia energética das ilhas com base nos recursos naturais e tecnologias emergentes. Foi igualmente Conselheira de Energia do Vice-Ministro e Secretário de Estado da Energia, desenvolvendo estratégias de política pública sobre eficiência energética, autoconsumo e comunidades energéticas, bem como para o desenvolvimento de programas no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

«Andreia tem uma visão. Sabe como envolver as partes interessadas e fazer com que as coisas aconteçam, e fá-lo com paixão. É uma líder natural», diz a Nelson Lage, Presidente da Agência para a Energia.

Enquanto defensora da igualdade de género no domínio da energia sustentável, Andreia foi também co-fundadora da Women in Energy Portugal (Mulheres na Energia Portugal), uma iniciativa no âmbito do Conselho Mundial da Energia de Portugal. Tendo em conta que as mulheres continuam a estar em grande medida pouco representadas no sector energético, através desta iniciativa Andreia e os seus colegas embarcaram numa missão para colmatar as diferenças entre homens e mulheres.

No seu trabalho, Andreia inspira-se sobretudo na sua terra natal nos Açores. «As ilhas são os espaços mais vulneráveis e afetados pelas alterações climáticas. Nos Açores, precisamos de ter mais empresas a trabalhar em energias sustentáveis porque são muito importantes na luta contra as alterações climáticas.»

Foi esta convicção que levou Andreia a seguir um percurso académico ambicioso e centrado na compreensão da complexidade dos sistemas sustentáveis, que culminou com um doutoramento em Sistemas Energéticos Sustentáveis do Programa MIT Portugal.

Atualmente, Andreia recorre às suas competências para promover projetos inovadores e soluções energéticas, criar parcerias estratégicas e aconselhar sobre políticas na Cleanwatts, uma empresa climatech em expansão empenhada em simplificar, ampliar e acelerar a descarbonização energética para empresas e comunidades em todo o mundo. Recentemente, foi co-fundadora da Kinergy, um start-up nos Açores que visa contribuir para a transição energética nas ilhas, com especial enfoque no desenvolvimento de comunidades energéticas para produzir, consumir e partilhar energia limpa nos bairros a preços mais baixos, com vários benefícios económicos, sociais e ambientais.

Ao apoiar o desenvolvimento de inovações e políticas novas, bem como a criação de comunidades energéticas, Andreia está a mover o indicador do pacote de energia limpa para todos os europeus da Comissão Europeia e a disponibilizar no Acordo Verde Europeu. As suas ações para implementar tecnologias de energia renovável nos Açores também estão a apoiar o Plano REPowerEU no sentido de acelerar a transição para energias limpas e aumentar a independência energética da Europa.

Andreia Carreiro foi uma das três finalistas selecionadas para os Prémios Europeus de Energia Sustentável 2022, na categoria Mulher na Energia. As outras finalistas foram Apostolina Tsaltampasi e Britta Schaffmeister. ​

Sobre os Prémios Europeus de Energia Sustentável

Os Prémios Europeus de Energia Sustentável reconhecem indivíduos e projetos notáveis pela sua inovação e esforços em eficiência energética e energias renováveis. Os prémios são atribuídos após uma votação pública relativa a quatro categorias: Inovação, Ação de Energia Local, Mulher na Energia e Young Energy Trailblazer (para pessoas com menos de 35 anos de idade). Os finalistas são escolhidos por um júri de alto nível a partir de uma lista restrita de projetos e ações mais bem-sucedidos do ano em matéria de energia limpa, segura e eficiente.

EUSEW 2022

Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) realiza-se de 26 a 30 de setembro de 2022 sob o tema «Tornar-se ecológico e digital para a transição energética da Europa». A EUSEW reunirá milhares de interessados em energia sustentável, tanto em Bruxelas como online, para discutir as ambições de independência energética da Europa e os objetivos climáticos através das medidas de poupança de energia do REPowerEU Plano, diversificação do fornecimento de energia e uma implementação acelerada das energias renováveis. ​

Ainda vai a tempo de participar na EUSEW 2022. Os meios de comunicação e participantes podem aceder ao evento online até 30 de setembro. ​

Para pedidos de entrevista com os vencedores dos Prémios Europeus de Energia Sustentável de 2022 ou informações adicionais para os meios de comunicação social, contactar [email protected].